• Limpeza

    A etapa da Limpeza visa eliminar poeira e detritos que são indesejáveis durante o processo de recapagem dos pneus. Isto é importante, pois a sujeira pode gerar contaminações nas outras etapas do processo que podem levar a problemas de qualidade. Além disto, a Limpeza é importante para que a Inspeção Inicial possa ser feita adequadamente, pois sujeira e detritos podem mascarar danos existentes no pneu a ser reformado.

  • Inspeção inicial

    Esta etapa tem por objetivo identificar se o pneu tem condições de ser reformado. Assim, é importante identificar danos existentes, nível de fadiga da carcaça e outros pontos que possam impedir um pneu de ser reformado. É uma etapa crítica, pois a principal matéria-prima na reforma de um pneu é ele mesmo e estamos lidando com um produto usado, que está sujeito a todo tipo de condição de uso no período que rodou antes da reforma. É nesta etapa também que se aponta para as etapas de Escareação e Preparação e Aplicação de Consertos, os danos existentes que precisam ser trabalhados.

  • Raspagem

    Nesta etapa é removida a borracha remanescente da Banda de Rodagem para permitir que o pneu a ser reformado esteja em condições para que a nova Banda de Rodagem a ser aplicada se ajuste perfeitamente a ele. Para tanto, a raspagem deve deixar o pneu perfeitamente circunferencial e simétrico.

  • Escareação

    A Escareação tem por objetivo remover borrachas e cabos danificados durante a operação do pneu. É uma etapa demorada, pois deve ser executada de forma minuciosa e de forma a remover a menor quantidade possível da estrutura existente do pneu, mas sem deixar nenhum material danificado.

  • Preparação e Aplicação de Consertos

    Esta etapa visa restaurar a resistência e integridade das áreas danificadas de um pneu para que este possa voltar ao serviço em condições de operação seguras. Isto se faz através da aplicação de um reforço, chamado Manchão, que é dimensionado de acordo com o tamanho e localização do dano.

  • Preparação de Banda

    Nesta etapa, a nova Banda de Rodagem a ser aplicada no pneu deve ser preparada de acordo com as medições de comprimento e largura definidas na etapa de Raspagem. Também é nesta etapa que a Borracha de Ligação é aplicada na Banda de Rodagem. É a Borracha de Ligação que irá permitir que a nova Banda de Rodagem fique firmemente aderida ao pneu após o processo de Vulcanização.

  • Aplicação de Cola

    A Aplicação de Cola tem por função criar uma película que permita a adesão da Banda de Rodagem rodagem através da Borracha de Ligação ao pneu que está sendo recapado. Também exerce a função de proteger a superfície raspada do pneu de oxidações e contaminações.

  • Enchimento

    Nesta etapa deverão ser preenchidos, com Borracha de Enchimento, todas as Escareações e danos existentes na superfície raspada do pneu, visando uniformizá-la através da eliminação de depressões para receber a nova Banda de Rodagem.

  • Preparação de Banda de Rodagem

    Nesta etapa, a nova Banda de Rodagem deve ser aplicada uniformemente sobre o pneu raspado de forma a ficar centralizada no mesmo. Nesta etapa também ocorre a Roletagem que visa eliminar bolsas de ar que possam ter ficado entre a nova Banda de Rodagem e a superfície do pneus raspado, pois isto comprometeria o processo de Vulcanização.

  • Aplicação de Banda de Rodagem

    Nesta etapa, a nova Banda de Rodagem deve ser aplicada uniformemente sobre o pneu raspado de forma a ficar centralizada no mesmo. Nesta etapa também ocorre a Roletagem que visa eliminar bolsas de ar que possam ter ficado entre a nova Banda de Rodagem e a superfície do pneus raspado, pois isto comprometeria o processo de Vulcanização.

  • Montagem

    Etapa na qual o pneu será montado para entrar na Autoclave e iniciar o processo de Vulcanização. O propósito da Montagem é promover a vedação do pneu a ser reformado durante o ciclo de Vulcanização. Isto tem a finalidade de impedir que o calor e o ar comprimido existentes dentro da Autoclave tenham contato direto com a Borracha de Ligação, pois isto comprometeria a qualidade de adesão da nova Banda de Rodagem com o pneu que está sendo reformado

  • Vulcanização

    A etapa de Vulcanização tem por objetivo garantir a total adesão da nova Banda de Rodagem ao pneu que está sendo reformado.
    Vulcanização é uma reação química que, através da adição de átomos de Enxofre a Borracha Natural, que ocorre quando eles são aquecidos e submetidos a pressão, cria a Borracha Vulcanizada, que possui características de resistência mecânica e química superiores ao da Borracha Natural.

  • Desmontagem

    É o processo inverso da Montagem, na qual os itens utilizados para vedar o pneu são retirados após o processo de Vulcanização.

  • Inspeção final

    Esta é a etapa onde se realiza a aferição da qualidade do processo de reforma do pneu, ou seja, na qual se verifica se todas as etapas anteriores foram realizadas de acordo com o padrão. Assim, o pneu reformado deve ser analisado no seu todo, para verificar se ele está em perfeitas condições de voltar a rodar.